Nas entrelinhas: lavabo Reus
O que torna um projeto único?
Imagine que você vai criar uma sala de estar para você. Eu te mostro uma imagem da sala vazia, te conto as medidas de cada parede. Te mostro algumas imagens de referências como inspiração. Eu defino para você o orçamento disponível. Imaginou como seria? Cada leitor aqui imaginaria uma sala completamente diferente da outra. Ainda que o mesmo sofá, o mesmo tapete, a mesma cor nas paredes fossem usados, para cada leitor o resultado seria diferente.
O que torna um projeto único não está nas habilidades técnicas do profissional que o cria, no orçamento, no estilo, nos móveis, nos objetos. O caráter singular mora na capacidade de entender quem é aquele indivíduo que habita o espaço. É sobre traduzir sentimentos, sobre ouvir com empatia, sobre ler nas entrelinhas. E hoje, vamos juntos conhecer o lavabo Reus em suas entrelinhas: o que está por trás de cada escolha?
Sempre me perguntam se eu tenho uma consultoria favorita e, em uma lógica semelhante ao que imagino ser responder à pergunta "você tem um filho favorito", eu sempre respondo que não. A verdade é que cada consultoria é a minha favorita por um motivo, sob uma certa perspectiva. Cada uma tem sua particularidade, seja na história, seja no acervo, sejam nas escolhas, sejam pelos clientes, seja por alguma conexão pessoal que eu senti. E a casa Reus, sem dúvida, tem um lugar muito especial no meu coração.
Quando a Mara (*nome fictício) me procurou, ela e o marido haviam acabado de realizar o sonho de comprar uma casa onde pretendiam viver pelos próximos muitos e muitos anos. Ver a filhinha crescer, encher as paredes com fotografias autorais do marido, reunir à família na cozinha enquanto faziam um churrasco - e foi pela cozinha que me contrataram. ("ué, mas o post não era sobre o lavabo?" - calma, eu chego lá!)
Estavam decididos a reformar a casa por conta própria, sem um projeto, afinal, não pretendiam fazer nenhuma super obra estrurural. Sabiam que queriam trocar o piso e os revestimentos, e que precisariam escolher algo que combinasse entre si. Mas iam precisar trocar também o piso da sala, então também precisavam coordenar com a cozinha. A marcenaria estava ruim, mas a pedra da bancada estava em bom estado, apenas não a achavam tão bonita. Será que tinha como aproveitá-la de alguma forma para poupar o orçamento? Ou será que era melhor refazer tudo? A cozinha ficava de frente pra uma árvore linda, mas a janela não favorecia a vista para contemplá-la. A iluminação também não era ideal, e a churrasqueira estava deixando tudo muito frio, estava difícil de imaginar uma cozinha gostosa e acolhedora ali... Eis que a Mara viu um post meu com a cozinha da casa Antúrios, e decidiu entrar em contato.
Encurtando a história, finalizamos a consultoria da cozinha Reus que, sem falsa modéstia, ficou incrível! Após a experiência com a cozinha, e tendo sentido na pele a enorme diferença que faz ter uma ajuda profissional nesse momento, decidiram contratar uma consultoria para o restante da área social da casa - e assim começamos então a pensar no hall, na sala de estar... e no lavabo.
O lavabo nos trazia dois grandes desafios: o tamanho bem reduzido, e conseguir transformá-lo por completo com o menor orçamento possível.
Quando a casa foi comprada o lavabo tinha as paredes texturizadas, sendo uma delas um vermelho bem aberto, assim como a cuba acrílica. Bancada e espelho era de madeira em um acabamento bem rústico e pesado - ou seja, zero em linha com as preferências dos clientes!
Assim como o lavabo precisaria de uma super transformação, a sala e a cozinha também precisavam... e na busca por equilibrar o orçamento e garantir o melhor impacto com as nossas intervenções, decidi então que o melhor seria investir mais em uma série de detalhes da sala, e poupar recursos para o lavabo.
E é nesse ponto que eu queria chegar: independente do orçamento, é sempre possível garantirmos uma transformação incrível, deixar o ambiente lindo, harmônico, funcional, com a nossa personalidade, exalando cuidado e capricho. Quem é assinante da nossa newsletter está recebendo junto com esse post por e-mail a especificação de tudo o que selecionamos para esse lavabo, além do custo total! Então se você ficou de fora, já se inscreve aqui no site para não perder as próximas, hein?
Bom, começamos a transformação deixando esse lavabo como uma tela em branco: tiramos o piso, bancada, cuba, espelho, torneira... tudo exceto o vaso sanitário que poderia ser aproveitado. As paredes foram lixadas, emassadas e niveladas para tirar a textura.
O layout não era um problema, e não queríamos o transtorno de alterar os pontos de água e esgoto, por isso mantivemos como era.
Diferente de um banheiro, onde é esperado que haja chuveiro, e o piso irá molhar com frequência, o lavabo muitas vezes acaba sendo quase como uma extensão da sala. Por isso, gosto muito de "entrar com o piso" da sala também no lavabo. Além de economizar material, instalação e tempo, garante muito mais continuidade e amplitude entre os ambientes.
Em oposição à atmostera intensa de sua versão antiga, para o novo lavabo eu busquei criar um clima leve, tranquilo, calmo... mas com um toque de cor!
Como referências, selecionei banheiros onde havia meia parede colorida com um azul suave e levemente acinzentado. A cuba cerâmica branquinha e atemporal apoiada em um móvel de madeira e estrutura visualmente leve.
E a partir dessas referências, chegamos nesse moodboard que traduz tudo o que eu buscava para esse espaço: a cor nas paredes viria da pintura (solução ótima e mais econômica que instalar revestimentos), o móvel de apoio para a cuba seria comprado pronto e de madeira maciça, e o charme seria garantido pela atenção aos detalhes (cesto, bandeja, difusor, vaso com plantinha, fotografias na parede).
Et voilà. Me diz se parece o mesmo lavabo!?
São tantas as lições que poderiam sair dessa consultoria, mas eu listei aqui alguns pontos que eu gostaria que você levasse com você:
Independente do orçamento, sempre é possível melhorar (e muito) um ambiente;
Para transformações enormes, não precisamos de intervenções enormes;
Os detalhes fazem toda a diferença;
Investir em ter ajuda profissional vai garantir o melhor uso do seu dinheiro, te ajudar a fazer as escolhas certas, te poupar de erros, frustrações e gastos desnecessários (e veja, não estou dizendo que essa ajuda precisa ser a minha! Claro que é sempre um prazer cuidar da casa de quem me acompanha por aqui e pelo Insta, mas aqui vale qualquer bom profissional da sua preferência).
E, com isso, encerramos o post de hoje. Eu tenho acompanhado a execução dessa consultoria, a Mara e o marido já fizeram toda a parte de obra e marcenaria, estão agora pouco a pouco comprando os móveis soltos, os detalhes decorativos. Logo mais eu divido com vocês no Instagram como está ficando, mas dá gosto de ver!
Comments